A partir de hoje o Testosterona vai ter uma sessão dedicada a trazer informações sobre esportes, profissões ou qualquer assunto mundano, sempre como muitas imagens ilustrativas. Vamos começar falando do Boliche

boliche4O bowling ou boliche é um esporte cujo objetivo é, usando uma bola pesada, derrubar uma série de pinos que estão ao fundo de uma pista. Pode-se jogar bowling tanto como lazer, entre amigos e familiares, como esporte em importantes competições nacionais e internacionais, podendo ser jogado durante toda a vida, sempre com a possibilidade de obter bons resultados, dado que a perícia do jogador é mais importante que a sua força ou resistência física.

O bowling tem por finalidade arremessar uma bola sobre uma pista para atingir dez pinos dispostos numa formação triangular.

boliche5Uma partida ou uma “linha” consiste de dez jogadas – frames -, sendo que do frame 1 ao frame 9 o jogador tem direito a dois arremessos no máximo, a fim de derrubar todos os pinos “Spare“. No caso de derrubar todos os pinos no primeiro arremesso – “strike” – o jogador não deve arremessar a segunda bola. No decimo frame existe a possibilidade de 3 arremessos. Se nos dois primeiros arremessos foram derrubados os 10 pinos “spare”, ou se foram feitos 2 “strikes” existe o terceiro arremesso.

Quando um atleta consegue dois strikes seguidos, ele faz um “lique” ou “duque”. O número máximo de pontos numa partida é 300, conseguidos com doze strikes.

A pontuação de uma partida ou linha varia de acordo com a quantidade de pinos e a forma como o jogador os derruba, podendo ir de zero (quando nenhum pino é derrubado nas dez jogadas ou “frames”) até o máximo possível de 300 pontos, ou seja, doze “strikes” consecutivos.

boliche1

É evidente que, como cada partida tem dez “frames”, só seriam possíveis dez “strikes”, porém se o jogador derrubar todos os pinos no primeiro arremesso do décimo “frame”, ele ganha o direito de jogar mais duas bolas, conseguindo assim a chance de completar doze “strikes” numa mesma linha, embora seja muito raro isso ocorrer.

boliche2Toda pista possui uma Linha de Falta com mais ou menos 1,2 polegada e na largura da pista, localizada entre o término do “approach” e o início da pista. Se o jogador pisar nesta linha, ao fazer o seu arremesso, perderá a jogada. Existem Linhas de Falta com sensores eletrônicos que detectam a falta através de células foto-elétricas e aplicam a penalidade automaticamente ao infrator, mostrando no monitor de anotações zero ponto ( – ) e, se for o primeiro arremesso, serão colocados novamente os dez pinos. Dessa forma, caso o jogador derrube os dez pinos nessa segunda jogada após a falta, será computado um “spare”. Se a falta for na segunda jogada, não marcará pontos nessa, valendo apenas os pinos derrubados na primeira jogada.

Exceto quando um strike for feito, o número de pinos derrubados no primeiro lançamento do jogador deverá ser marcado no canto superior esquerdo do quadrado correspondente a cada frame, e o número de pinos derrubados em seu segundo lançamento deverá ser marcado no canto superior direito do quadrado correspondente àquele mesmo frame. Se nenhum pino for derrubado na segunda bola, o espaço referente àquele lançamento deverá ser preenchido com (-). A anotação dos dois lançamentos deverá ser feita imediatamente.

Texto: Wikipidia
Imagens: Entrevero na web

Related Posts with Thumbnails

7 Comentários em O que é: Boliche

  • A'ZaF disse:

    É por isso que eu virei fã desse blog…

  • Vinícius disse:

    Um dia aprendo a jogar boliche..

  • Valeu pelo link aí amigo! Cara, depois que eu postei as fotos lá no blog que eu descobri que as gatas de biquíni jogando boliche são atrizes pornô hehe. Se tiver interesse em parceria avisa lá. Abraço.

  • Srtª Pãckets! disse:

    viva o boliche!!!

  • braz disse:

    vc num acha q eu li isso nao neh?

  • Victor disse:

    tava lendo o inicio…mais as fotos me distrairao, nem li….

  • Polenga The Undertaker disse:

    Tava interessante o assunto,mas a minas de biquini,nem deixaram que terminar a 1ª linha…..Ohhhhhhhh meu Deus,que blza…..srsrsr

  • Deixe seu comentário:





    Copyright © 2010 - Testosterona powered by Wordpress.

    Design por Lucas Thomé. Programação por Fiorin.